Fisioterapia Motora

Tratamento em Fisioterapia

QUAL O OBJETIVO

fisioterapia motora possui o objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária (AVD´s) do paciente.

Na Clínica DOR temos sessões individuais ou conjuntas.

Essa fisioterapia é voltada para o tratamento de dores musculoesqueléticas, alterações posturais e pós-operatórios.

Braços

Ombro

Costas

Panturrilha

COMO FUNCIONA

Fisioterapia motora preventiva

A fisioterapia motora preventiva, bem como o nome diz, tem como foco a prevenção. Uma vez que esse método pode ser, por muitas vezes, mais eficaz e barato do que a reabilitação. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

A fisioterapia motora preventiva pode ser direcionada para idosos, que demandam um maior cuidado, mas também pode ser aplicada a esportistas – já que para eles é fundamental estar sempre livres de lesões.

Portanto, na fase preventiva, a função da fisioterapia motora é fortalecer o sistema musculoesquelético.

Fisioterapia motora reabilitativa pós-lesão

Não foi possível evitar a lesão por não ter ocorrido a fase preventiva? Infelizmente as chances de uma lesão são maiores e a fisioterapia motora pós-lesão será necessária.

Nessa fase, a fisioterapia motora objetiva recuperar o paciente e, gradualmente, fazê-lo voltar à prática de exercícios normal com o fortalecimento do músculo lesionado.

É comum que nessa fase atletas ou pessoas que praticaram alguma atividade física sem acompanhamento sejam os tipos de pacientes mais comuns.

Fisioterapia motora reabilitativa pós-operatória

Independente do procedimento operatório realizado, é quase que lei a necessidade de tratamento fisioterapêutico. Não por acaso, afinal, com a fisioterapia o paciente consegue se recuperar do jeito correto e voltar à vida normal sem sequelas.

Na fisioterapia motora pós-operatória, o paciente terá um acompanhamento contínuo, de modo que será possível acompanhar e gerar evolução na recuperação do paciente.

Sendo possível auxiliar na cicatrização da região operada, diminuir riscos da fraqueza muscular na região, estimular a movimentação e reduzir a ocorrência de hipotrofia.

Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.

BENEFÍCIOS

Independente do tipo de tratamento aplicado, percebe que a fisioterapia motora atua com muita ênfase na prevenção e reabilitação de pacientes. Por meio de estimulação motora e funcional, no intuito de evitar o comprometimento das funções dos músculos.

Contudo, há diversos outros benefícios na fisioterapia motora, como:

  • Resistência muscular;
  • Recuperação da força;
  • Diminuição de riscos de traumas e lesões;
  • Melhora da qualidade de vida; e
  • Diminuição das dores.

 

Visando o tratamento eficaz e a recuperação do estilo de vida do paciente, o fisioterapeuta pode utilizar alguns equipamentos que o auxiliem nesse processo.

Contamos com profissionais qualificados, experientes, atualizados e sempre comprometidos com as melhores práticas médicas.
Garantia de que você receberá o melhor tratamento possível.