Liberação Miofascial

Tratamento em Fisioterapia

O QUE É

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos. Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto.

Esse procedimento é realizado por fisioterapeuta capacitada. Pra você que pratica atividades físicas regulares, ou deseja iniciar uma prática de atividade física, o tratamento e a prevenção com liberação miofascial é super indicado.

Braços

Ombro

Costas

Panturrilha

COMO FUNCIONA

Conhecida por relaxar a musculatura e o tecido que envolve os músculos, a liberação miofascial pode ser benéfica para corredores e esportistas em geral.

​Consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo) do músculo. Hoje, essa técnica já é comumente incorporada à fisioterapia para relaxar a musculatura.

É uma técnica bem conhecida entre corredores e praticantes de atividade física em geral como musculação, treino funcional, Pilates e Crossfit.

Acredita-se que o Stretch Roller, rolo usado para liberar tensões, também auxilia na prevenção de possíveis lesões. Isso porque a liberação miofascial atinge de forma mais profunda com pressão o tecido e em especial as fáscias (tecido que envolve os músculos que formam os tendões e ligamentos).

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

O mais importante efeito da terapia miofascial é o alívio das dores, sejam elas crônicas, tensionais, pós-treino, patológicas etc. Além disso, o paciente tem maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, relaxamento muscular, melhora na capacidade de contração muscular, mais elasticidade, flexibilidade e agilidade, prevenção contra lesões e doenças musculares crônicas etc.

INDICAÇÕES

Entre as lesões musculares ou disfunções da fáscia mais comuns estão as dores, entre as quais destacam-se as lombalgias, ciatalgias, cervicalgias e dorsalgias; as disfunções de origem tendinosa, como a síndrome do túnel do carpo, a síndrome de Dequervain e tendinites em geral; fascite plantar; dores no ombro; síndromes cervicais pós-trauma, entre outros.

A terapia miofascial também é bastante eficaz em tratamentos de recuperação pós-cirúrgica e em cicatrizes pós-traumáticas e pós-cirúrgicas.

Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.

ESTÁ SOFRENDO DE DOR?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita a Clínica escolhida para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Exemplo do tratamento

Ficou alguma dúvida?

Tire suas dúvidas

Devemos proceder a uma avaliação clínica e, posteriormente, realizar exames de imagem.

Sim!!! Temos excelentes e inovadoras opções de tratamento realizados na própria clínica.

Sim, deve!! E vamos orientar corretamente!

Sim! E vamos orientar corretamente!

Sim e você deve! Vamos orientar corretamente sobre como e o que fazer!

Precisamos fazer uma avaliação. Pode ser apenas um estalido corriqueiro e normal, ou já pode estar ocorrendo uma degeneração da cartilagem articular.

Venha para realizarmos uma avaliação. Caso seja indicado, podemos realizar na mesma oportunidade.

Venha até a clínica para realizarmos uma avaliação. Tendinites do ombro comportam-se dessa maneira!

Venha para realizarmos uma avaliação. Artrose da coluna pode se comportar/apresentar dessa forma!

Venha para realizarmos uma avaliação. Fortalecimento muscular é imprescindível para atividades de impacto. Vamos orientar corretamente!