Infiltrações Articulares

Tratamento em Ortopedia

Para que serve

A infiltração é um procedimento que pode ser utilizado em várias articulações, como joelho, ombros, quadril, mãos, pés, tornozelos, mandíbula, cotovelos, coluna.

A infiltração nunca é feita no osso, mas sim no espaço da articulação, ou seja, no espaço entre tíbia e fêmur, por exemplo, no caso do joelho.

Os casos de inflamação de tendões, a infiltração pode ser feita como um último recurso, pois os resultados desse procedimento em si não são tão animadores como os outros tipos de infiltração. As melhores indicações de infiltração são os casos de inflamação na bainha do tendão ou na inserção do tendão ao osso.

Já infiltração na região muscular ocorre em atletas que sofrem com rigidez e fibroses, com excelentes resultados.

Usamos anestesia local

Quadril

Tornozelo

Cotovelo

Joelho

Usamos anestesia local

É um procedimento muito utilizado em casos de doenças degenerativas como artrite reumatoide, reumatismo, artrose degenerativa e em casos de traumatologia esportiva, ou seja, em atletas. Nesses casos de doenças degenerativas, as medicações são diferentes, das que utilizamos em processos inflamatórios iniciais e agudos.

O objetivo da infiltração é diminuir a dor, bem como diminuir a inflamação ou estimular a produção de líquido sinovial, que é um líquido produzido pela membrana sinovial e que atua na lubrificação das articulações.

Dessa forma, a infiltração melhora não só a dor, mas reduz o desgaste da articulação, melhorando a funcionalidade do complexo articular de todo o organismo, gerando mais equilíbrio da distribuição de forças.

Ombro

Coluna

Mão

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido hialurônico é produzido naturalmente por células da membrana sinovial e, junto a outras moléculas, compõe o “líquido sinovial” , responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso.

INFILTRAÇÃO GUIADA POR ULTRASSOM

ultrassom aumenta em muito a acurácia da injeção, permitindo a visualização da agulha e da lesão em tempo real enquanto ela perfura o corpo e segue para a estrutura desejada. Isso assegura que a medicação seja injetada no local exato. Apesar de boas intenções, mesmo os melhores médicos com muita experiência clínica, injeções às cegas (realizadas sem auxílio de métodos de imagem) não são tão efetivas e em algumas articulações a taxa de acerto pode ser tão baixa quanto 30 a 40%, isso significa 4 acertos em cada 10 punções realizadas! Com o ultrassom a taxa de acerto para quase qualquer articulação sempre fica acima dos 90% e na maioria delas é muito próxima dos 100%. Adicionalmente, infiltrações guiadas por ultrassom têm se mostrado menos dolorosas que infiltrações as cegas.

INDICAÇÕES

• Dor localizada crônica ou aguda
  • Pacientes com osteoartrite ou artrose e apresentando dores frequentes
  • Pacientes com anquilose da coluna
  • Pacientes com doenças degenerativas e dores na região do joelho, quadril, ombros, cotovelos…
  • Casos de LER
  • Artrite reumatoide das articulações
  • Atletas profissionais e amadores, com dores no joelho.

Os benefícios da infiltração extra ou intra-articular incluem alívio da dor, redução de inflamações e uma apresentação rápida de resultados (mesmo quando necessária mais de uma aplicação).

Veja o que os drs dizem sobre este tratamento

Ficou alguma dúvida?

Tire suas dúvidas

Devemos proceder a uma avaliação clínica e, posteriormente, realizar exames de imagem.

Sim!!! Temos excelentes e inovadoras opções de tratamento realizados na própria clínica.

Sim, deve!! E vamos orientar corretamente!

Sim! E vamos orientar corretamente!

Sim e você deve! Vamos orientar corretamente sobre como e o que fazer!

Precisamos fazer uma avaliação. Pode ser apenas um estalido corriqueiro e normal, ou já pode estar ocorrendo uma degeneração da cartilagem articular.

Venha para realizarmos uma avaliação. Caso seja indicado, podemos realizar na mesma oportunidade.

Venha até a clínica para realizarmos uma avaliação. Tendinites do ombro comportam-se dessa maneira!

Venha para realizarmos uma avaliação. Artrose da coluna pode se comportar/apresentar dessa forma!

Venha para realizarmos uma avaliação. Fortalecimento muscular é imprescindível para atividades de impacto. Vamos orientar corretamente!

RISCOS DO TRATAMENTO POR INFILTRAÇÃO

Precisa de ajuda?