Bandagem Elástica
Tratamento em Fisioterapia
A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento.
Ela é construída 100% por fibras de algodão que possuem até 140% de elasticidade. Para grudar na pele, a bandagem dispõe de uma cola especial sem látex, que permite a respiração cutânea sem obstruções e que não cria atrito com a pele.
A bandagem elástica não limita a movimentação corporal, o que é considerado seu maior benefício em relação as bandagens rígidas. Somado a esse fator, ela é a prova d’água, sendo assim não é necessário retirá-la para tomar banho e ela pode ser utilizada em esportes ou atividades de lazer que envolvam o meio aquático. Tudo isso contribui para que a durabilidade da bandagem seja maior, podendo durar de três a cinco dias.
Joelho
Ombro
Costas
Dores em Geral
COMO FUNCIONA
Esse incremento, dependendo de como é colocado, pode ativar, relaxar a musculatura, diminuir a sensação de dor, além de proporcionar melhor a noção do corpo no espaço. A terapia não cura processos infecciosos, mas pode diminuir quadros de edemas; não utiliza medicamentos, mas pode eliminar a dor em poucos meses.
Essa técnica é geralmente indicada a atletas para melhorar a resposta motora durante a prática esportiva e pós-lesão, diminuindo a dor.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Age de modo a recuperar a musculatura fraca e a postura correta. Isso ocorre porque a bandagem provoca estímulos sensoriais na pele, que são enviados por vias nervosas até o córtex cerebral, retornando uma resposta adequada à musculatura. A técnica tem produzido ainda relatos positivos em casos de tendinites, lesões, entorses, etc. Mas são suas principais funções, além de trazer suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno e estimular a percepção das partes do corpo pós-lesão, resultando na otimização da capacidade de executar as ações e atividades do dia a dia.
Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.
O TRATAMENTO
Durante o tratamento fisioterapêutico a bandagem elástica é mais um recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas, principalmente a cinesioterapia. Pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com ela o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos sem prejudicar a lesão.
Ela irá melhorar a dor, a circulação sanguínea e linfática, estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrigir desalinhamentos articulares, melhorar a amplitude de movimento e diminuir o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular.
Em razão a todos esses recursos, é muito utilizada em todas as áreas da fisioterapia, tendo aplicabilidade na fisioterapia esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, saúde da mulher, entre outras.
Tire suas dúvidas
Devemos proceder a uma avaliação clínica e, posteriormente, realizar exames de imagem.
Sim!!! Temos excelentes e inovadoras opções de tratamento realizados na própria clínica.
Sim, deve!! E vamos orientar corretamente!
Sim! E vamos orientar corretamente!
Sim e você deve! Vamos orientar corretamente sobre como e o que fazer!
Precisamos fazer uma avaliação. Pode ser apenas um estalido corriqueiro e normal, ou já pode estar ocorrendo uma degeneração da cartilagem articular.
Venha para realizarmos uma avaliação. Caso seja indicado, podemos realizar na mesma oportunidade.
Venha até a clínica para realizarmos uma avaliação. Tendinites do ombro comportam-se dessa maneira!
Venha para realizarmos uma avaliação. Artrose da coluna pode se comportar/apresentar dessa forma!
Venha para realizarmos uma avaliação. Fortalecimento muscular é imprescindível para atividades de impacto. Vamos orientar corretamente!