Bandagem Elástica

Tratamento em Fisioterapia

A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento.

Ela é construída 100% por fibras de algodão que possuem até 140% de elasticidade. Para grudar na pele, a bandagem dispõe de uma cola especial sem látex, que permite a respiração cutânea sem obstruções e que não cria atrito com a pele.

A bandagem elástica não limita a movimentação corporal, o que é considerado seu maior benefício em relação as bandagens rígidas. Somado a esse fator, ela é a prova d’água, sendo assim não é necessário retirá-la para tomar banho e ela pode ser utilizada em esportes ou atividades de lazer que envolvam o meio aquático. Tudo isso contribui para que a durabilidade da bandagem seja maior, podendo durar de três a cinco dias.

Joelho

Ombro

Costas

Dores em Geral

COMO FUNCIONA

Esse incremento, dependendo de como é colocado, pode ativar, relaxar a musculatura, diminuir a sensação de dor, além de proporcionar melhor a noção do corpo no espaço. A terapia não cura processos infecciosos, mas pode diminuir quadros de edemas; não utiliza medicamentos, mas pode eliminar a dor em poucos meses. 

Essa técnica é geralmente indicada a atletas para melhorar a resposta motora durante a prática esportiva e pós-lesão, diminuindo a dor.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Age de modo a recuperar a musculatura fraca e a postura correta. Isso ocorre porque a bandagem provoca estímulos sensoriais na pele, que são enviados por vias nervosas até o córtex cerebral, retornando uma resposta adequada à musculatura. A técnica tem produzido ainda relatos positivos em casos de tendinites, lesões, entorses, etc. Mas são suas principais funções, além de trazer suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno e estimular a percepção das partes do corpo pós-lesão, resultando na otimização da capacidade de executar as ações e atividades do dia a dia.

Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.

O TRATAMENTO

Durante o tratamento fisioterapêutico a bandagem elástica é mais um recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas, principalmente a cinesioterapia. Pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com ela o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos sem prejudicar a lesão.

Ela irá melhorar a dor, a circulação sanguínea e linfática, estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrigir desalinhamentos articulares, melhorar a amplitude de movimento e diminuir o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular.

Em razão a todos esses recursos, é muito utilizada em todas as áreas da fisioterapia, tendo aplicabilidade na fisioterapia esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, saúde da mulher, entre outras.

Benefícios da Bandagem

Ficou alguma dúvida?

Tire suas dúvidas

Devemos proceder a uma avaliação clínica e, posteriormente, realizar exames de imagem.

Sim!!! Temos excelentes e inovadoras opções de tratamento realizados na própria clínica.

Sim, deve!! E vamos orientar corretamente!

Sim! E vamos orientar corretamente!

Sim e você deve! Vamos orientar corretamente sobre como e o que fazer!

Precisamos fazer uma avaliação. Pode ser apenas um estalido corriqueiro e normal, ou já pode estar ocorrendo uma degeneração da cartilagem articular.

Venha para realizarmos uma avaliação. Caso seja indicado, podemos realizar na mesma oportunidade.

Venha até a clínica para realizarmos uma avaliação. Tendinites do ombro comportam-se dessa maneira!

Venha para realizarmos uma avaliação. Artrose da coluna pode se comportar/apresentar dessa forma!

Venha para realizarmos uma avaliação. Fortalecimento muscular é imprescindível para atividades de impacto. Vamos orientar corretamente!