Ventosaterapia

Tratamento em Fisioterapia

É um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. 

Assim, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

Ombro

Costas

Panturrilha

COMO FUNCIONA

1. Ventosa seca

Indicada para o tratamento de Trigger Points, dores na coluna vertebral e mobilização da fáscia muscular. Aplicar uma pressão leve a moderada e deixar por 3 minutos. Esta técnica deixa marcas que somem de cinco a oito dias que indicam a condição da congestão.

2. Ventosa com sangria

Indicada no tratamento de aumento súbito da pressão arterial, drenagem de fluidos de tumores e pessoas com excesso de agitação e energia no seu organismo. Fazer uma aplicação seca de dois a cinco minutos, em seguida realizar uma pequena incisão e colocar o copo da ventosa sobre o corte novamente.

3. Ventosa com repuxamento

Indicado no tratamento de Trigger Points e mobilização da fáscia muscular. Realizar o repuxamento da ventosa aplicada no paciente, com uma sucção média e após movimentos de puxar para cima até soltar. Realizar a técnica consecutivamente e várias vezes.

4. Massagem com ventosas

Indicado para promover hidratação de pele ressecada, melhorar o fluxo sanguíneo e linfático, sendo ótimo no tratamento de edemas, fibroses e aderências cicatriciais. Utilizar um meio de deslizamento como óleo ou creme hidratante, aplicar a ventosa com uma pressão leve a moderada e deslizar o copo na superfície desejada.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Isso porque os seus principais benefícios incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
  • Fortalece os vasos sanguíneos;
  • Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
  • Relaxar e acalmar o corpo e a mente.

CONTRA-INDICAÇÕES

Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.

Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica. 

Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.

ESTÁ SOFRENDO DE DOR?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita a Clínica escolhida para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Exemplo do tratamento

Ficou alguma dúvida?

Tire suas dúvidas

Devemos proceder a uma avaliação clínica e, posteriormente, realizar exames de imagem.

Sim!!! Temos excelentes e inovadoras opções de tratamento realizados na própria clínica.

Sim, deve!! E vamos orientar corretamente!

Sim! E vamos orientar corretamente!

Sim e você deve! Vamos orientar corretamente sobre como e o que fazer!

Precisamos fazer uma avaliação. Pode ser apenas um estalido corriqueiro e normal, ou já pode estar ocorrendo uma degeneração da cartilagem articular.

Venha para realizarmos uma avaliação. Caso seja indicado, podemos realizar na mesma oportunidade.

Venha até a clínica para realizarmos uma avaliação. Tendinites do ombro comportam-se dessa maneira!

Venha para realizarmos uma avaliação. Artrose da coluna pode se comportar/apresentar dessa forma!

Venha para realizarmos uma avaliação. Fortalecimento muscular é imprescindível para atividades de impacto. Vamos orientar corretamente!