Fisioterapia Motora
Tratamento em Fisioterapia
QUAL O OBJETIVO
A fisioterapia motora possui o objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária (AVD´s) do paciente.
Na Clínica DOR temos sessões individuais ou conjuntas.
Essa fisioterapia é voltada para o tratamento de dores musculoesqueléticas, alterações posturais e pós-operatórios.
Braços
Ombro
Costas
Panturrilha
COMO FUNCIONA
Fisioterapia motora preventiva
A fisioterapia motora preventiva, bem como o nome diz, tem como foco a prevenção. Uma vez que esse método pode ser, por muitas vezes, mais eficaz e barato do que a reabilitação. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
A fisioterapia motora preventiva pode ser direcionada para idosos, que demandam um maior cuidado, mas também pode ser aplicada a esportistas – já que para eles é fundamental estar sempre livres de lesões.
Portanto, na fase preventiva, a função da fisioterapia motora é fortalecer o sistema musculoesquelético.
Fisioterapia motora reabilitativa pós-lesão
Não foi possível evitar a lesão por não ter ocorrido a fase preventiva? Infelizmente as chances de uma lesão são maiores e a fisioterapia motora pós-lesão será necessária.
Nessa fase, a fisioterapia motora objetiva recuperar o paciente e, gradualmente, fazê-lo voltar à prática de exercícios normal com o fortalecimento do músculo lesionado.
É comum que nessa fase atletas ou pessoas que praticaram alguma atividade física sem acompanhamento sejam os tipos de pacientes mais comuns.
Fisioterapia motora reabilitativa pós-operatória
Independente do procedimento operatório realizado, é quase que lei a necessidade de tratamento fisioterapêutico. Não por acaso, afinal, com a fisioterapia o paciente consegue se recuperar do jeito correto e voltar à vida normal sem sequelas.
Na fisioterapia motora pós-operatória, o paciente terá um acompanhamento contínuo, de modo que será possível acompanhar e gerar evolução na recuperação do paciente.
Sendo possível auxiliar na cicatrização da região operada, diminuir riscos da fraqueza muscular na região, estimular a movimentação e reduzir a ocorrência de hipotrofia.
Especialistas em técnicas minimamente invasivas
para o tratamento da dor e sem cirurgia.
BENEFÍCIOS
Independente do tipo de tratamento aplicado, percebe que a fisioterapia motora atua com muita ênfase na prevenção e reabilitação de pacientes. Por meio de estimulação motora e funcional, no intuito de evitar o comprometimento das funções dos músculos.
Contudo, há diversos outros benefícios na fisioterapia motora, como:
- Resistência muscular;
- Recuperação da força;
- Diminuição de riscos de traumas e lesões;
- Melhora da qualidade de vida; e
- Diminuição das dores.
Visando o tratamento eficaz e a recuperação do estilo de vida do paciente, o fisioterapeuta pode utilizar alguns equipamentos que o auxiliem nesse processo.